Como Divulgar Meu Trabalho

Uma das perguntas mais comuns que surgem na cabeça do empreendedor é “como divulgar meu trabalho”, afinal ter um negócio e não ter clientes não faz sentido algum, e se você já se perguntou como divulgar meu trabalho, creio que pensou em vários meios e também deve ter pensado na possibilidade de usar a internet para divulgar, correto!

Psiu! Vou dar uma dica excelente nesse artigo, continue lendo para não perder, e não esqueça que Hospedagem de Sites para o empreendedor é aqui mesmo, só chamar no chat ou escrever no menu Contato. Há!!! Vou falar também de divulgação gratuita, ok.

Como divulgar meu trabalhoA divulgação de um negócio, como todos sabemos se dá por meio de boca-a-boca, panfletagem, cartões de visita, cartazes, convites formais, indicações, outdoors e muitos outros mais, mas o que eu quero me deter neste artigo, é exclusivamente como divulgar meu negócio na internet. Mídia essa que muito tem ganhado campo no mundo inteiro na área da publicidade, e tem feito até mesmo milionários com negociações online.

Como Divulgar Meu Trabalho na Internet?

A divulgação na internet é muito importante, mas primeiro temos que fazer considerações bastante significativas para efeito de sucesso, seja divulgação ou propaganda para um negócio local, nacional ou até mesmo internacional.

Uma das mais preocupantes considerações seria quanto ao montante de investimento separado para a publicidade, uma vez que a maioria dos empresários não tem experiência com divulgações na internet e podem facilmente serem iludidos com uma proposta de que é só colocar dinheiro em uma ponta e tirar na outra. O montante separado para investir em publicidade, comumente chamado de “Budget” ou provisão de investimento, deve ser logicamente atrelado à causa e efeito da ferramenta utilizada para a divulgação, visto que temos que saber os resultados reais de cada ferramenta para colocarmos o investimento na rua.

Atrelado ao montante investido está o tipo de plataforma publicitária a ser utilizada na divulgação do negócio, bem como suas anteriormente conhecidas características quanto ao resultado efetivo. Sabemos que gastar apenas por gastar alegando que é branding da marca, não fará a empresa sair do lugar de forma significativa, então devemos focar a publicidade em uma taxa de resposta, o que muitos chamam de ROI que é o retorno do invetimento.

Investimento e Plataforma

Vamos ao que interessa na íntegra, como divulgar um negócio com o objetivo de atrair novos clientes diretos e também como divulgar o negócio com o objetivo de fixar o nome da marca na mente das pessoas.

Primeiramente antes de separar capital e escolher a plataforma de publicidade na internet devemos tem em mente algo importantíssimo que é a elaboração de testes. Sim! Se não fizermos testes nós estaremos fadados a jogar dinheiro fora. Um dos maiores erros das empresas é não fazer testes e o outro erro mais próximo é não dominar a linguagem de vendas e persuasão, o que faz completamente toda a diferença na hora de criar anúncios, banners, e-mails, etc.

Como são feitos os testes? Simples. O processo em si é simples, porém as vezes muito desgastante devido ao número de repetições que se escolher testar. Por exemplo, quando fazemos um anúncio, nós temos que testar o título do anúncio e também testar o texto do anúncio. Quando fazemos banners, temos que testar cores, imagens, textos e indicações gráficas.

Imagine que você quer vender seus produtos de uma loja virtual na internet e está utilizando uma plataforma de anúncios, então você deve criar no mínimo uns 3 anúncios com títulos e textos diferentes, aplicar um pequeno investimento para ver qual deles converte melhor em cliques, não vendas. Vendas já é outros quinhentos. Primeiro de tudo são testes com o contato visual do seu público com seu anúncio, banner, e-mail, etc, depois você pensará em como converter esses cliques em vendas, ok.

Não se engane acreditando que é só fazer um ou dois testes de cliques e já está tudo ok. Não. Você precisa ser coerente com seu público atraindo-o da forma mais inteligente. As vezes uma simples palavra muda completamente a atenção da pessoa e faz com que ela decida clicar no seu anúncio. Quer exemplos? Então vamos a alguns exemplos de títulos e assuntos de anúncios pagos por clique.

Exemplos de Anúncios

Ainda no nosso exemplo de loja virtual que vende produtos imaginemos que queremos vender uma geladeira através de anúncios na internet. Peraí, não se estresse. Esse exemplo vale sim para qualquer produto. Preste atenção no contexto dos anúncios abaixo que depois iremos saber como usar as plataformas. O título é extremamente importante e deve procurar pegar a atenção do prospecto pela emoção.

Título do Anúncio

Certo    ─► Tomando Água Morna?
Errado  ─► Geladeira GT280L

Síntese: Ainda que citar “Geladeira” pode originar cliques, não se está trabalhando com a emoção. Quando você pergunta se está tomando água morna, logo após, no texto é possível encaixar ainda mais emoção, veja:

  • Tomando Água Morna?
    A Geladeira GT280L vai te
    dar uma água geladinha.

Quando você aplica emoção, descontração, desejo, curiosidade, autoridade, perplexidade, você atrai mais a atenção da pessoa, lembrando que isso não é uma regra 100% perfeita, mas já testada em vários casos mostra que tem sentido sim, mas você deve testar antes de investir em publicidade e testar de acordo com seus produtos e serviços, pois pode ser que haja alguma diferença nesses critérios, compreende.

Se você for muito simplista, com certeza não terá muitos cliques, pois as pessoas são impulsionadas por coisas incomuns fazendo com que tomem decisões em função disso. Vamos a outros exemplos de títulos:

Exemplos de Títulos de Anúncios

  • Certo    ─► Olha Que Casa Maravilhosa
    Errado  ─► Imóveis é Aqui Confira
  • Certo    ─► Sapato Forte e Confortável
    Errado  ─► Sapatos Vários Tipos
  • Certo    ─► Bike Leve, Forte e Barata
    Errado  ─► Bicicleta Para Montanha

 

Texto do Anúncio

Outro elemento que você deve levar em consideração na hora dos testes é o texto do anúncio, pois é o local que você pode deixar mais informações a respeito da sua oferta e não é tão limitado em espaço como é o título do anúncio.

Geralmente o texto é permitido pelas plataformas de publicidade na internet no formato de 2 linhas de texto variando entre 25 e 45 caracteres cada linha, isso vai depender das opções oferecidas por cada plataforma publicitária. O texto deve servir de forma explicativa a resolver um problema, uma dificuldade ou uma dor do usuário, e nos textos é muito importante usarmos adjetivos cativantes como por exemplo: excelente, maravilhoso, exclusivo, único, melhor, lindo, incrível, imperdível, inédito, perfeito, simples, prático, dinâmico, entre outros. Vamos utilizar os títulos já mencionados para criar alguns textos chamativos, e vamos finalizar o texto com uma chamada a ação, ok!

Exemplos de Textos Para Anúncios

  • Olha Que Casa Maravilhosa
    Espaçosamente Perfeita e Única
    Conforto Inigualável. Entrar Nela
  • Sapato Forte e Confortável
    Sapato Social Lindo em Couro
    Trabalhar e Passear, Veja Cores
  • Bike Leve, Forte e Barata
    Bike Única 18 Marchas
    O Câmbio Apaixona. Confira Já

 

Seguindo no raciocínio dos testes A/B, assim chamados pelos, digamos, profissionais da área de marketing na internet, vamos ver mais considerações a serem observadas na hora da divulgação de nossos produtos e serviços através da internet.

Com os testes realizados nós obtemos uma taxa de cliques de cada anúncio com um pequeno investimento, digamos, uns R$ 50 reais por anúncio já nos dará uma posição quanto a eficiência de cada um deles, e a partir daí pegamos a maior taxa de cliques, vamos imaginar uma taxa de cliques de 2,33 % num cenário de anúncios bem realista. Próximo passo, Conversão.

 

Obtendo Conversões de Vendas

Para converter os nossos visitantes em clientes, nós teremos que levar o visitante a um local que passe segurança, praticidade, informação, oferta e aceitação daquilo que queremos vender, para isso se costuma fazer uso de um site, minisite, página de vendas, loja virtual ou página de captura de contato.

Uma vez o nosso prospecto vindo do anúncio que criamos, terá que ser convencido de uma forma honesta e transparente, a comprar o nosso produto ou serviço, evitando deixá-lo em dúvida, desconfiado ou confuso fazendo-o partir para uma outra pesquisa por um concorrente. Agora é que entra o teste de conversão, que na verdade é um outro teste, não mais agora de cliques, mas de compra, isto é, quantas visitas ao nosso site resultaram em vendas.

Para alcançarmos sucesso nas vendas temos que dispor de um ambiente especial para converter visitantes em clientes. E aqui vai a dica especial, quem leu até aqui vai poder disfrutar dela, hehehe. Para você criar um ambiente bom para o seu visitante comprar, eu recomendo você monitorar nos buscadores, as páginas de chegada de visitantes dos seus concorrentes. Você monitorando, por exemplo durante 15 dias ou 1 mês, terá certeza que essa página está convertendo para seu concorrente, então você pode analizá-la para criar o seu ambiente, logicamente que diferente, sem plágio e podendo aplicar técnicas de venda que seu concorrente ainda não aplicou. Você pode aproveitar seus concorrentes como dicas de cores, tamanho de fontes, etc, mas procure ser ético não copiando conteúdo dos outros, até por que as plataformas publicitárias não permitiriam você utilizar uma página de chegada sendo uma cópia da de seu concorrente. Faça sua página de chegada ser exclusiva, seja loja virtual, site, minisite, etc, e com muito cuidado e sabedoria.

 

Plataformas de Publicidade Pagas

Falamos até aqui sobre anúncios criados em plataformas de publicidade pagas, e quais são essas plataformas existentes na internet? Vou relacionar as principais aqui, para você avaliar cada uma de acordo com seus recursos e suas necessidades.

Relação de Plataformas Publicitárias Pagas

  • Google Ads (Adwords)
  • Facebook Ads
  • Bing Ads (Microsoft, Yahoo)
  • Linkedin Ads
  • Twitter Ads
  • Mercado Livre Publicidade
  • Amazon Advertising
  • Lomadee
  • Boo-Box
  • OutBrain
  • AnunciAd
  • Promo Ads

 

Espaços Publicitários Gratuitos

Existem maneiras de você divulgar gratuitamente, dá um pouco mais de trabalho, mas em algumas plataformas os resultados são reais e crescentes, como é o caso do Youtube e do marketing de conteúdo. Você também tem outras alternativas como sites de classificados grátis e troca de visitas. Confira os principais espaços publicitários gratuitos na internet.

  • Vídeos de Conteúdo Relevante no Youtube (Criar chamadas a ação no vídeo e na descrição)
  • Marketing de Conteúdo Através de Artigos Interessantes em um Blog Pessoal ou Institucional na Internet
  • Sites de Classificados Grátis como OLX, Brasildivul.GA, entre outros. (Faça uma pesquisa pelos melhores)

 

Como Contratar Editores de Artigos Para Meu Site

Nem todas as pessoas tem facilidade na escrita onde será necessário criar artigos relevantes e de certa forma frequentes, geralmente de 2 a 7 artigos por semana, então aí vai uma outra dica incrível para conseguir editores com preços bons onde você receberá propostas e poderá escolher a que mais se encaixa no seu orçamento de artigos para o site do seu negócio.

Saiba que existem plataformas para a criação de vários tipos de trabalhos através da internet, e a mais relevante de todas para a nossa realidade aqui no Brasil é a Workana, mas logo abaixo relaciono outras que você poderá estar se cadastrando e procurando profissionais para as necessidades do seu negócio.

  • Workana
  • 99Freelas
  • GetNinjas
  • Freelancer
  • VinteConto
  • Freelancer Select

Encerrando por aqui procure não utilizar apenas uma maneira de publicidade, faça uso tanto da publicidade gratuita como também da publicidade paga sempre fazendo testes e monitorando resultados.

Não esqueça de criar um site e um blog para a sua empresa. Confira aqui Planos de Hospedagem de Sites para empreendedores. Desejo muito sucesso no seu negócio.

 

 

 

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